2009-04-02

Gráficos de Curvas de Juros – Como mostrá-los?

No mercado financeiro é usuar traçarmos as curva de juros. Fazemo isso para tudo: juros pré-fixados, aos cupons sobre moedas e indexadores, ao spread de papéis de governos em comparação aos US Treasuries. Essas curvas, num único dia, são trivialmente representadas graficamente como abaixo:

Pre20090401

A curva pré, a partir de futuros e swaps BM&F, em 2009-04-01.

 

Mas como mostrar, adequadamente a evolução da curva no tempo? Como, num relance dizer o que aconteceu, sentir a tendência, perceber a reversão a média?

 

Alternativa 1, que eu não gosto, muitos gráficos de linhas…

 PreHist2d

A curva pré, de 2008-01 até 2009-04. O que está acontecendo?

É um gráfico muito informativo, mas não é intuitivo para responder algumas questões:

  1. Os juros estão subindo? Essa é fácil, o gráfico responde bem, está caindo.
  2. Mas cai mais no longo ou no curto? Aí você vai ter de olhar a legenda de cores para mentalmente colocar as linhas, numa data recente, em ordem de prazo. Repetir esse mesmo exercício para outra data e então fazer a comparação. Fácil não?
  3. Como o Shape da curva mudou? Essa é dificil...

 

Alternativa 2, que eu gosto, Uma superfície!

PreHist3d

A curva pré, de 2008-01 até 2009-04. Voltando a normalidade?

Com uma dessas você sente, numa olhada, o que aconteceu e em que é estamos. Não serve para dizer, com precisão de 10bp, qual o valor da pré, no prazo de 1 ano, numa certa data, mas me dá o contexto, direção e evolução da curva. Se o dado preciso for necessário, numa tabela faz um trabalho melhor.

Infelizmente é raro ver estes gráficos. No Excel são difícies de construir e configurar corretamente, os dois eixos horizontais não ficam em escala, e é mais pesado para construir, especialmente se a malha de dados tiver frequência maior.

Aindassim, da próxima vez que precisar construir um gráfico com duas dimensões temporais, lembre-se das superfícies!

Nenhum comentário:

Postar um comentário